segunda-feira, 12 de maio de 2008

Amália Rodrigues


Amália Rodrigues


Amália da Piedade Rodrigues nasceu em 1920 em Lisboa. Os pais eram naturais da Beira Baixa, mas radicados em Lisboa durante alguns anos. É numa festa da escola primária que canta pela primeira vez em público.
Quando sai da escola vai logo trabalhar, primeiro como bordadeira, depois como operária têxtil e mais tarde com a irmã numa loja de souvenirs.
As marchas populares ficarão para sempre no reportório de Amália. Numa festa de beneficência, Amália canta pela primeira vez em público acompanhada à guitarra pelo tio, João Rebordão.
Decorriam os finais dos anos 30 e Amália concorre ao Concurso da Rainha do Fado dos Bairros, no qual não chega a participar, pois as outras concorrentes ameaçam desistir se ela concorrer, e Amália acaba por desistir da participação. Estreia-se no Retiro da Severa em 1939, como fadista profissional. O êxito no Retiro como artista exclusiva é um sucesso, e espalha-se por toda a Lisboa pela boca do público. Imediatamente passa a cabeça de cartaz. No início da década seguinte, 1940 começa a cantar como artista exclusiva e com reportório próprio em várias casas. Ainda nesta altura estreia-se no cinema e na revista. A partir de 1950 começa a actuar em alguns países, nomeadamente na América, México, Paris Inglaterra e Brasil. A par das suas actuações musicais, a representação em alguns filmes também fez parte da sua carreira artística.Em 1961 é editado o LP Asas Fechadas que contribuiu para a grande viragem na sua vida artística.
No ano de 1963 faz uma grande temporada no La Tête de L’Art de Paris, Savoy de Londres, França e Líbano. Nas décadas seguintes a carreira desta fadista pauta-se pelas viagens que faz quer em trabalho, quer na divulgação da cultura portuguesa, nomeadamente no campo musical, a cantar o Fado.
Ganhou ainda muitos prémios dos quais destacámos, Condecoração da Ordem das Artes e Letras pelo estado francês; Ordem Militar de Santiago da Espada; Ordem dos Cedros do Líbano; Medalha de Ouro da cidade de Lisboa, entre outros.
Amália Rodrigues faleceu no dia 6 de Outubro, de 1999 com 79 anos.

Sem comentários: