segunda-feira, 12 de maio de 2008

Rosa Lobato de Faria


Rosa Lobato de Faria
Rosa Lobato de Faria nasceu a 20 de Abril de 1932, em Lisboa, Actriz, foi escritora e autora de canções.
Antes de se dedicar à representação no teatro e em vários programas de televisão, esta célebre senhora foi empregada numa loja de electrodomésticos.
A sua estreia cinematográfica ocorreu em 1973 em “Perdidos por cem…”, seguindo-se na Sétima Arte interpretações em “Paisagem sem Barcos” (1983), entre outras. Mais tarde Rosa Lobato de Faria faz sucesso como actriz de teatro, cinema e televisão e ainda como autora de canções. Quatro das suas letras venceram o Festival da Canção foram à Eurovisão e ainda duas canções marcaram presença no Festival da OTI. Ganhou ainda por duas vezes o prémio da Grande Marcha Popular de Lisboa, nas únicas vezes em que concorreu.
Escreveu com Ana Zanatti o argumento da telenovela “Passerelle” para a RTP. E desta vez sozinha escreve o argumento para “Telhados de Vidro” da TVI.
Rosa Lobato de Faria, escreveu também o guião de quatro séries de televisão, três das quais pertencentes à RTP e uma à TVI “Trapos e Companhia”. Colabora ainda em vários programas do humorista Herman José.
Em 1995 estreia-se na escrita de romances com “O Pranto de Lúcifer”, seguindo-se outras obras sucessivamente. No ano 2000 ganhou o Prémio Máxima da Literatura.
Tem obras traduzidas em Alemão e Francês. Para além do romance, a autora também publicou poesia, como a ontologia “Poemas Escolhidos e Dispersos” (1997) e “A Gaveta de Baixo” 1999, um poema longo acompanhado por aguarelas de Oliveira Tavares.
Em 2000 e paralelamente a todas estas actividades, dava aulas de dicção na Universidade Moderna.
No final de 2002, estreou no teatro a peça “ Sete Anos”, a primeira escrita por Rosa Lobato de Faria.
Aos 70 anos ensinava Poesia Portuguesa num curso de formação de actores.
Actualmente participa como actriz na série da SIC, “Aqui não há quem viva.”

Sem comentários: