segunda-feira, 12 de maio de 2008

Ana Salazar


Ana Salazar

Nasceu em Lisboa a 19 de Julho de 1941,onde continua a viver. Inicia a sua carreira na moda na década de 70, introduzindo um novo conceito de vestir para Portugal, sendo considerada pela imprensa (nacional e internacional) como pioneira da Moda, Made em Portugal.
Detém três pontos de vendas próprios em Portugal, para além de estar representada em lojas multimarcas, por todo o País.
Desde 1989 desenvolve uma linha de perfumes, em regime de licença.
A partir de 1991 desenha Ana Salazar Cerâmica, uma linha de azulejos para interiores.
Para além da criação de peças para lojas de museus nacionais e de ter projectado as togas do ISCTE, participou em várias exposições temáticas, em Portugal e no estrangeiro designadamente: La Mode au Xème siècle; Musée du Louvre /Paris ; Museu do Trage /Lisboa ; Trage – Um objecto de Arte ; (F.Gulbenkian, Lisboa); Moda e Design de Objectos; (Europalia, Bruxelas); Varions Gitanes; (Musée du Louvre, Paris); Histoire de Mode, (Musée des Artes de La Mode, Paris).
Desde 1990 tem vindo a criar figurinos para peças de teatro e dança.
Em 1999 marca o início da colaboração de Rita Salazar na Criação das colecções, que é actualmente responsável pela direcção do gabinete criativo.
Em 2003 é lançado o livro, Ana Salazar, uma biografia ilustrada, uma obra com muitas fotografias que documentam todo o seu percurso de vida até à actualidade. Concebe a nova linha de vestuário de serviço dos CTT – Correios Portugal, bem como os trajes para a Confraria do Maranho.
Em 2003 foi galardoada com o prémio nacional de Design “Troféu Sena da Silva” do Centro Português de Design.
Em 2004, cria os lenços de senhora para a AML (Área Metropolitana de Lisboa).
Para além das várias distinções e prémios que têm vindo a ser concedidos, foi agraciada pelo Sr. Presidente da República, Dr. Jorge Sampaio, com a condecoração de Grande Oficial da Ordem do Infante D.Henrique e mais recentemente distinguida com o “ Prémio Carreira”do Centro Português de Design.

Sem comentários: