segunda-feira, 12 de maio de 2008

São José Lapa


São José Lapa
Maria de São José Mamede de Pádua Lapa nasceu em Lisboa a 19 de Março de 1951 é uma famosa actriz e encenadora portuguesa.
Na Casa da Comédia, estreia-se em 1972, com a peça “ Deseja-se Mulher”, de Almada Negreiros, mas esta peça é encenada pela sua irmã, a actriz e encenadora Fernanda Lapa. Conclui na Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa o Curso de Formação de Actores e Encenadores. No ano em que termina o curso de formação, funda a Companhia de Teatro “ A Centelha” e é contratada pelo Estado Português para desenvolver no distrito de Viseu um projecto de animação, promoção e descentralização teatral. Lecciona Movimento e Drama na Escola do Magistério Primário de Viseu.
Regressa a Lisboa e é dirigida por Filipe Lá Féria na peça “A Paixão”, de Pier Paolo Pasolini ao lado de Rogério Samora. Recebe da Associação Portuguesa de Críticos de Teatro o prémio para melhor actriz do ano, pelo desempenho dado na peça “Casamento Branco”, encenada por Fernanda Lapa. Ingressa, posteriormente na Companhia do Teatro Nacional, onde é dirigida por Arthur Ramos. A partir daí, salienta a sua interpretação nas peças “Mãe Coragem”; “Guerras do Alecrim” e “Manjerona”, entre outras…
Integra mais tarde o elenco de “Casino Royal” e com Filipe Lá Féria a “ Grande Noite” em 1990.
Na encenação salienta-se os seus últimos projectos: “12 Mulheres e 1 Cadela” para o Teatro da Trindade em 2005; “E o Sonho de Uma Noite de Verão” para o Espaço das Aguncheiras em 2006.

Sem comentários: